Total de visualizações de página

29 de fev. de 2008

Fruto Sagrado

Fruto Sagrado é uma banda de rock gospel brasileira.
A banda nasceu em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em 1988, com o desejo de tocar, de expressar através da musica sua relação com Deus e com o mundo à sua volta. O grupo sempre utilizou o rock como base para todas as composições, tendo como característica marcante suas letras. O Fruto Sagrado sempre falou de forma clara e direta sobre temas do cotidiano focando problemas sociais, políticos e existenciais. O nome da banda Fruto Sagrado se baseia nesta passagem do evangelho de João:
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça (João 15:16a NVI).
Ao longo de todos esses anos a banda passou por varias formações. A formação original era composta por Marcão, Flávio Amorim (bateria) e Bênlio (teclado). Atualmente a banda é formada por Bene Maldonado (guitarras), Marcão (voz) e Sylas Jr (bateria), além de contar com o baixista Francisco Falcon em suas apresentações

Oficina G3

Oficina G3

Oficina G3 é uma banda de rock cristão formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal, rock cristão, metal progressivo e metal cristão, tendo várias formações ao longo dos anos. A banda já foi indicada para o Troféu Talento em várias categorias, e para o Grammy Latino no ano de 2005 e em 2007.[1]
Na época em que a banda começou, o rock era tabu em igrejas cristãs, e eles foram um dos primeiros a mesclar o rock com a música cristã no Brasil, assim como Katsbarnea, Resgate e Fruto Sagrado. Logo se tornaram ícones do ainda imaturo gênero do rock cristão, tornando-se conhecidos entre os admiradores desse estilo pelo Brasil. Apesar de, em parte, terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, o visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, atraía os jovens.
Entretanto a banda mudou os seus rumos ao fim da década de 1990, quando o cantor PG entrou no lugar de Luciano Manga. Grande parte do apelo de "banda de rock pesado" foi deixada de lado, e a banda passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Por esse tempo também saiu Walter Lopes, um dos fundadores do Oficina G3. Foi a fase de maior popularidade da banda. Porém, após a saída de PG em 2003, o Oficina G3 novamente tornou-se uma banda mais voltada ao hard rock, e até mesmo ao metal cristão. Os vocais foram assumidos por Juninho Afram, e a banda prosseguiu sua carreira com sucesso. Nesta fase ganharam duas indicações ao Grammy Latino, e conseguiram sucesso com a crítica e com boa parte dos fãs, novos e antigos.
É atualmente composta por três integrantes: o tecladista Jean Carllos, o baixista Duca Tambasco e o guitarrista Juninho Afram, o qual é o único integrante original. Os três são reconhecidos por sua proficiência em seus instrumentos[2], sendo por várias vezes matéria de revistas especializadas em música.

28 de fev. de 2008

História do rock cristão no brasil


O Brasil tem um dos maiores celeiros do rock cristão do mundo, tendo inclusive sido pioneiro no uso do hard rock/heavy metal como forma de evangelização na Igreja Católica. É natural se pensar que o pioneirismo viria de países mais desenvolvidos, mas devido à presença de muitas Igrejas evangélicas de segmentos mais pentecostais, o rock ganhou um cenário forte no meio evangélico, e assim se tornando mais propício ao surgimento de um cenário forte de rock católico no país.
O rock católico nada mais é do que uma das maneiras de inculturação da Fé, direção tomada pela Igreja após o Concílio Vaticano II. Os evangélicos na década de sessenta e setenta apenas se anteciparam na criação do rock cristão, pois o Espírito Santo soprou primeiro em sua Igreja, que só não foi pioneira por que teve que enfrentar uma estrutura muito conservadora, que de certo modo persiste até hoje.
Existe diferença entre rock católico e rock evangélico?Para iniciarmos, precisamos entender o que é rock cristão (ou white metal). Este nome é dado às bandas que tem como estilo musical o Rock\Heavy Metal/. Essas bandas geralmente são católicas ou evangélicas que usam esse estilo musical para promover o crescimento espiritual e o evangelismo, ou como uma janela para questões de vida e de fé. Não é música gospel, pois esta é relacionada aos corais das Igrejas americanas. Existem vários estilos diferentes como Hard Core, Trash, Pop/Rock, Heavy Melódico, Hard Rock, Heavy Metal tradicional, Industrial, Grunge, Ska e muitas outras. É mais uma estratégia na propagação do nome de Cristo e seu Evangelho para o mundo.
Este movimento começou nas décadas de 60-70 com os evangélicos, iniciado por algumas bandas Batistas, dentre elas, Petra e Stryper, se espalhando pelo mundo e chegando a atingir músicos católicos, dando inicio assim, ao movimento também no meio, tendo como a primeira banda de rock católica o Cristoatividade (veremos com mais detalhes abaixo), depois nasceram Cristi, Rosa de Saron, e Eterna, espalhando o movimento no Brasil e no mundo.
A partir disto muitas duvidas surgiram na cabeça de todos que acompanham o movimento, perguntando se existem diferenças entre o rock católico e o rock evangélico... Basicamente não há o porquê de existir diferenças, já que existiu apenas um único Cristo, não existiu o “Jesus católico” e o “Jesus evangélico”, os dois segmentos acreditam na Divindade e ensinamentos deste Homem... Os dois lados, portanto são cristãos isto não há duvidas...
Mas, é lógico que não podemos ser tão simplórios e ingênuos, de achar que é só isto, ponto e acabou! Se fosse assim, porque então existem dois segmentos dentro do Cristianismo? Existem sim diferenças doutrinais, dogmas, que faz com que as pessoas exerçam sua fé de maneira que mais as lhe convêm, que não nos cabe aqui discutirmos.
Estamos tratando do aspecto musical, e ai meus amigos, a história é diferente!
Dentro do rock as coisas acontecem de uma maneira mais unida, com certeza! Vocês talvez nunca verão, um padre e um pastor, juntos presentes em um evento, em cima de um altar, pregando de uma maneira verdadeiramente cúmplice, em total comunhão, mas com certeza vocês verão (se é que já não virão, pois já aconteceu varias vezes) as bandas de rock\heavy metal dividirem o mesmo palco, com muita garra e companheirismo, falando a mesma coisa... Eventos como Christian Metal Fest, o primeiro evento de rock\heavy metal ecumênico que se tem conhecimento, realizado em 2000, em São Paulo\Santo Amaro, que teve a presença de bandas com Antidemon, Rosa de Saron, Dracma, Destra, OCB... E também o Tributo ao Stryper, com União, Eterna, Bélica, Stauros, Oráculo... As duas edições do Metal Lord, que teve entre outras Seven Angels, Ceremonya... Provam que existem diferenças sim, mas são nelas que se aprendem a arte do convívio, do amor ao próximo, do respeito acima de tudo, o quanto à unidade é possível, e que o rock é uma cultura tão rica, que faz com que as diferenças pouco importem e naturalmente caem por terra!
O inícioO início do rock católico passa pela Renovação Carismática, que renovou a espiritualidade da Igreja de Cristo, pois os diversos ritmos musicais passaram a ser usados de maneira mais intensa como forma de atrair a atenção do jovem e o povo em geral para dentro da Igreja. Dentro do rock o grande percussor foi à banda Cristoatividade...


Copyright © 2006. Desenvolvido por Regy Velasco©.